quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tchai

Com essa novela indiana no ar, em que todos falam em tchai, fiquei curiosa sobre como se faria o tal tchai. Eu já tinha comprado uma vez um "indian tchai" da Twinnings há algum tempo e era realmente muito bom, mas queria eu mesma fazer a misturinha. Procurei várias receitas e a grande maioria leva leite. Não me agradei muito, então segui as receitas que eram só com o chá mesmo e as especiarias.
Embora seja uma receita simples, quis registrar as quantidades, porque acho que a combinação dessas especiarias fica bem interessante.Eu fiz várias experiências, mas hoje eu anotei as quantidades:
1 litro de água
2 colheres de chá de erva-doce
2 paus de canela em pau
8 cravos
8 cardamomos
1 colher de chá de gengibre em pó (pode ser um pedacinho de gengibre fresco)
1 sachê de chá preto (se for importado vai só um, do nacional esses dias usei 3)

As receitas que eu achei sugeriam socar tudo num pilão. Não é estritamente necessário, mas ao
fazer isso, as especiarias largam um perfume maravilhoso...depois é só jogar a água fervendo por cima em uma panela, deixar ferver uns 5 minutos e está pronto. é só coar e servir.
Ah, eu sugiro adoçar com mel, fica uma combinação deliciosa com as especiarias.

2 comentários:

Tatiana Tamiosso disse...

Estou lendo um livro que a história se passa no Quênia e lá também é costume da tribo massai tomar tchai. Deu vontade de experimentar....parece ser muito bom.

Giana disse...

Oi Tati, faz que tu vai gostar, fica bem suave, uma combinação bem interssante. bj