sábado, 1 de agosto de 2009

Pavê de wafer e abacaxi

Essa receita é velha...achei perdida em um caderno de receitas velho da mãe e lembro que eu fazia muito quando pequena. Mas já fazia uns dias que estava com vontade de comê-la, então mãos á obra. É bem fácil e não vai nada no fogo:
2 pacotes de wafer (pode ser baunilha, limão, nozes, o que vc preferir)
1 lata de abacaxi em calda (ou cozinhe um abacaxi fresco com açúcar, pode ser no microondas mesmo - deve levar uns 10 minutos no máximo)
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de limã
raspinhas de limão (só a casquinha, rale antes de expremer o suco)
1 lata de leite condensado
1 caixinha pequena de creme de leite
3 claras
6-8 colheres de açúcar
Passo 1-Como na receita anteriorbichocurioso.blogspot.com/2009/08/mousse-de-chocolate-sem-gemas.html, essa receita também começa com merengue suíço:

Misturar bem as claras com o açúcar, batendo ligeiramente na mão mesmo. Levar ao fogo baixo, rapidamente, quando as claras esquentarem - elas ficam bem líquidas e começa a formar uma espuminha branca nas bordas da panela, despejar na batedeira em velocidade alta. Eu usei a batedeira planetária, que é mais rápida, virou merengue firme em menos de 5 minutos. A batedeira comum chega no mesmo resultado em um pouco mais de tempo. Misture o creme de leite e reserve.

Passo 2- misture o leite condensado com o suco de limão, vai virar um creme espesso, pois o limão "talha" o leite condensado:

Passo 3- pique o abacaxi em calda

Passo 4- é só montar agora

Parta os wafer no sentido do comprimento. Disponha uma camada em um pirex retangular. Despeje metade do creme de limão por cima, depois metade do abacaxi picado e faça uma nova camada de wafer.




Despeje o restante do creme de limão, o resto de abacaxi e cubra com o merengue que já estava misturado com o creme de leite. Decore com as raspinhas de limão e se quiser, com pedacinhos de abacaxi. Leve à geladeira de um dia para outro.
IMPORTANTE: essa receita tem de ser feita um dia antes, para o wafer amolecer um pouco. Mas não faça com mais antecedência do que isso, pois ele ficará muito molengo, o que também não será bom.

Nenhum comentário: