domingo, 11 de abril de 2010

Como secar ervas

Minha irmã me ligou esses dias e me perguntou o que fazer com o manjericão fresco que ela tinha em casa em abundância. Uma das minhas sugestões foi secar uma parte do manjericão para não estragar e ter durante a "entressafra".

É muito simples: é só levar os galhos de manjericão ao microondas em um prato grande, bem aberto, por 1 a 3 minutos em potência alta. Você põe o primeiro minuto, abre o microondas, muda a posição dos galhinhos, põe mais um minuto e só se necessário mais um. Mas fique de olho, porque se o galho secar muito pode soltar umas faíscas e pegar fogo... Se isso acontecer, é só desligar o forno de microondas, não é de se apavorar não.

Na sequencia observe se o manjericão ficou bem seco(não pode ter água entre as folhas e o prato). Eu costumo separar as folhas para guardá-las e os galhos eu deixo separado para usar para um caldo ou para cozinhar massa. É uma boa forma de ter temperos o ano todo e tendo certeza que terão mesmo gosto de manjericão. Eu já fiz o mesmo com salsinha e também ficou bom. Tá certo que não é o mesmo sabor da erva fresca, mas é uma boa alternativa...



Aqui o manjericão fresco:E aqui o resultado final:


Um comentário:

Anônimo disse...

muito obrigada.
meu pé de manjericão quebrou com a chuva de granizo que veio aqui em São Thomé das Letras-MG,e eu estava sem saber como seca as folhas;ramos e frutos.
Não gostaria de perdê-lo.
Para nova árvore já coloquei um galho "generoso" dentro de um recipiente com agua,formando raizes é só levá-lo ao solo (replantio)