quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pizza de liquidificador

Tinha certeza de já ter postado essa receita, então agora vai. Essa receita é muito antiga, tirei ainda do meu primeiro caderninho de receitas (sim, desde criança eu já era bicho curioso - ou guloso????)
É aquela receita simples, de pizza de aniversário de criança, com massa fofa tipo bolo.

Pizza de liquidificador

3 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
50 g de queijo ralado (aproximadamente 1/2 xícara)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho - MAIZENA (não tinha em casa, então usei farinha de aveia)
1 colher de sopa de fermento em pó (vulgo Royal)

Bater tudo no liquificador. Eu primeiro bato os líquidos, depois coloco a farinha, bato um pouco e depois a maizena e o royal. Fica um pouco espesso, então ás vezes tem de dar uma ajudada no liquidificador. Despeje em uma forma untada. Usei a minha pequena, que deve ter 18x28cm. Arrume o recheio por cima da massa crua mesmo e leve ao forno por 15 minutos no fogo alto e por 10-15 minutos em fogo baixo.

O recheio pode ser bem variado. Eu costumo colocar 2 latas de sardinha com molho de tomate esmagadas com o garfo. O queijo é opcional. Poderia ser um molho de guisado (carne moída) ou presunto e queijo com molho de tomate e orégano.
Mas ontem eu tinha um molho de carne de panela, então resolvi inovar e coloquei uma camada do molho ( não pode estar muito líquido, eu tinha engrossado anteriormente com um pouco de farinha de trigo) e fatias de queijo mozzarela. Ficou bem interessante, ainda que na foto tenha ficado meio feio...

2 comentários:

martina disse...

hmmm... isso me lembra meus aniversários de criança... sempre tinha essa pizza, com molho de tomate, sardinha e parmesão, cortada em quadradinhos.

Giana disse...

Sim, com sardinha fica ótima mesmo. E tem gosto de festa hehehe