quarta-feira, 30 de março de 2011

Atum em crosta de gergelim


Esses dias estava lendo uma revista masculina e o chef Alex Atala dava dicas de como um homem poderia preparar um jantar para surpreender uma mulher em um dos primeiros encontros. Sedução à parte, fiquei muito curiosa com a receita e não consegui esperar ser surpreendida com um jantar especial e resolvi eu mesma testar- uma vez bicho curioso, sempre bicho curioso (ou ansioso, guloso...).

A receita original mandava usar postas de atum, mas só achei filé de atum fresco, então foi o que usei.


- 400g de filé de atum

- 2 colheres de gergelim branco de 2 de gergelim preto

- sal e pimenta a gosto

- uma colher de sopa de óleo de gergelim


Tempere os filés com sal e pimenta. Coloque o gergelim em um prato fundo, misturando o branco e o preto. Aperte bem um dos lados do filé de atum (ou posta) contra o gergelim. Aqueça uma frigideira bem anti-aderente ou uma wok, acrescente o óleo de gergelim e coloque o filé de atum com o lado com gergelim VIRADO PARA BAIXO. Eu duvidei que desse certo, mas o gergelim adere super bem no peixe. Deixe uns dois minutos, vire com uma espátula delicadamente, deixe grelhar do outro lado por mais ou menos 2 minutos e está pronto para servir. Eu servi accompanhando um salada de manga e repolho picado, temperada com gengibre ralado, vinagre branco, sal e azeite de oliva. Fica um prato bonito e muito saboroso.

2 comentários:

martina disse...

guria, eu sempre achei que deixar o gergelim grudadinho tivesse algum segredo escondido a 7 chaves.
ficou lindo!
tenho feito tri pouco peixe em casa, mais um motivo pra experimentar esse!

Giana disse...

Olha, eu não levei fé quando vi a receita, mas dá bem certo, ele gruda no peixe e não solta quando gelhado, fica essa crostinha bem crocante no peixe mesmo. Quero testar fazer em outros peixes para ver se fica bom tb.