domingo, 5 de junho de 2011

Caldo Verde

Quando fui fazer um caldo verde sábado, quase não acreditei que ainda não havia postado a receita aqui ainda.
O caldo verde talvez seja uma das receitas mais tradicionais que eu faço, pois já testei várias maneiras de fazê-lo. Eu acho perfeito para esquentar uma noite fria, como as desse início de junho.
O caldo verde é uma sopa de origem portuguesa. Quando estive em Porto, aproveitei para experimentar no restaurante do hotel que ficamos hospedados, pois diziam ser o melhor da cidade. Realmente muito bom, mas juro que o meu não deixa nada a desejar (só falta a modéstia hehehe).
Além disso, é uma receita simples, barata e super rápida de fazer (ainda mais se vocês puder comprar a couve já picadinha como eu fiz nesse sábado ).
- 4 batatas grandes (1Kg) descascadas e picadas em cubinhos (eu tinha umas 400g de mandioca cozida no freezer, aí substituí parte das batatas por mandioca e ficou bem bom tb)
- 1 sachê de caldo de bacon (ou carne ou galinha ou ainda eu prefiro usar uma colher de sopa de sal+1 colher de cebola em pó)
- água suficiente para cobrir as batatas na panela
- 400g de linguiça calabresa defumada picada em rodelas
- 1 maço grande de couve picada em tirar finas (eu usei uma bandeja já picada e higienizada que tinha na feira)
Cozinhe as batatas na água em uma panela grande (tudo vai ser misturado nessa panela ao final). Quando a batata estiver bem macia, desligue o fogo e bata no mixer ou liquidificador para obter um creme.
À parte, frite a linguiça na própria gordura.
Quando estiver bem dourada, junte a couve picada e mexa rapidamente até a couve murchar um pouco.
A seguir, jogue a couve refogada na panela com o creme de batatas e misture bem. Prove para ver se está bom de sal. Se necessário coloque um pouco mais de água, caso esteja muito espesso.
Aí é só servir e bom apetite!!!
Aqui achei a foto que tirei do caldo verde do restaurante dos Aliados, em Porto. A foto está um pouco fora de foco, mas o meu é mais farto de linguiça (no caso o português era com paio, que é bem semelhante):

3 comentários:

martina disse...

bah, eu nao tinha visto esse post.
certo que vai ser meu almoço hoje!

martina disse...

eee, eu fiz!
mas só tinha 2 batatas, aí fiz meio a meio batata e moranga. ficou um caldo laranja, mas tri bom!
:)

Giana disse...

Nunca pensei em colocar moranga, realmente deve ficar bom...