quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bandeja de petiscos de verão

Em primeiro lugar, Feliz 2012 atrasado!!! Estava em férias e por alguma razão nas férias não consigo escrever ... mas já faz tempo que estou com algumas receitas separadas para um "especial de férias e comidinhas de verão" aguardando postagem no blog.

Então mãos à obra. Uma noite dessas cheguei em casa a fim de coisinhas saborosas, mas simples de fazer. Tinha dado meu passeio pelo Mercado Público e voltado com algumas coisinhas interessantes: melão, presunto, ricota...

O primeiro petisco é mega simples:

Cubinhos de ricota temperada
Cortei metade de uma ricota em cubos, temperei com sal, azeite de oliva e orégano. Às vezes uso manjericão seco ou fresco, mas nessa noite optei pelo orégano somente.

O segundo é simples, mas mais nobre:

Melão com presunto cru e vinho do porto
Comprei melão cantalupo (pode ser qualquer um na verdade, tem muitas variedades boas, mas eu prefiro com os de polpa mais alaranjada, tipo cantalupo, doce mel ou até pele de sapo, só não fica bom com o melão gaúcho). Aí cortei em cubos grandes, coloquei umas 50g de presunto cru finamente fatiado no prato e reguei o melão com umas 2-3 colheres de vinho do porto. Aí na hora de comer, você come um pedaço de melão com um pedacinho do presunto, fica uma combinação dos deuses...

E como era essa a janta, coloquei tb em outro pratinho alguns frios- mortadela ceratti fatiada e blanquet de peru, um requeijãozinho temperado e algumas torradinhas. E bom apetite!!!




Nenhum comentário: