terça-feira, 31 de julho de 2012

Sopa de batata e alho-poró

Friozinho ontem de noite, super propício para uma sopinha. Fazia tempo que queria fazer um sopa de alho poró e aproveitei a oportunidade.

- 1 pedaço de músculo bovino com osso (+-250g)
- 3 batatas grandes
- 1 talo de alho poró grande e um menorzinho
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal a gosto

Corte o alho poró em rodelas. Reserve mais ou menos 1/3 da quantidade do alho poró cru para acrescentar no final da receita. Refogue o restante do alho poró na manteiga, já na panela de pressão. Quando estiver dourado, acrescente a carne e dê uma dourada nela tb. Reserve metade do alho poró refogado. Acrescente mais ou menos dois litros de água fervente e o sal (uma colher de sopa rasa) e feche a panela de pressão. Ferva o caldo por uns 30 minutos. Abra a panela COM CUIDADO e coloque a batata cortada em cubinhos miúdos. Não precisa fechar a panela de pressão, pode deixar ferver com ela aberta por uns 10 minutos. Eu retiro o pedaço de carne e desfio, deixando à parte para que quiser comer com a sopa. 

Aí aqui vai do gosto de cada um. Eu prefiro ter pedacinhos na sopa, então separei uma parte da batata picadinha (a metade mais ou menos) que já estava cozida nesse caldo em um pratinho e bati a sopa com o mixer. Aí misturei novamente a batatinha, o alho poró refogado e o alho poró cru e deixei ferver mais uns cinco minutos para apurar o caldo. Tem quem goste de colocar creme de leite nesse ponto, eu particularmente prefiro sem, pois a batata batida já engrossa o caldo. Mas posso assegurar que assim como fiz já ficou muito gostoso. Se você quiser, pode fazer com um pedaço de frango - uma coxa com sobrecoxa- ao invés do músculo. Vai ficar bom também. Experimentem!!!


2 comentários:

martina disse...

eu fiz uma bem parecida na semana passada.
normalmente eu faço o caldo separado, e guardo em potes no freezer. e sempre aproveito a parte verde do alho poró no caldo.

Giana disse...

Sim, eu gosto de usar a parte verde tb.