domingo, 28 de outubro de 2012

Carré de cordeiro com ervas frescas da horta

Vocês já leram o livro "O Homem que comeu de tudo" do Jeffrey Steingarten? Há alguns anos minha cunhada presenteou o irmão com esse livro. São histórias muito boas, mas a idéia inicial é que o autor, que decidiu de advogado tornar-se crítico gastronômico, pensou que precisava deixar preconceitos com a comida de lado para poder trabalhar e resolveu experimentar várias coisas de que não gostava- ou pelo menos aprender a apreciá-las. Sempre achei a idéia curiosa e acho muito chato a história de não como isso, não gosto daquilo (embora eu mesma tenha vários disso e saiba bem o que agrada ou não boa parte dos amigos e amigas que frequentam minha casa e cuido para não fazer algo que não agrade alguém). 
Mas enfim, resolvi que tinha que aprender a comer carré de cordeiro, pois como bom bicho não só curioso, mas também guloso, acho bem interessante a apresentação do carré francês:


Desculpem, eu como com os olhos também!!!

Enfim, resolvi então que eu ia aprender a fazer o tal carré, assim era mais fácil eu gostar (ou não, né?). Meu marido descobriu um ótimo fornecedor de carne de cordeiro e me ajudou a desmembrar o carré que veio numa peça inteira em pequenos pedaços (mais ou menos 2,5Kg, que depois de retirada a capa da gordura deve ter ficado em quase 2Kg). Aí olhei váááárias receitas na internet e fiz um mix de todas elas. Peguei um punhadinho de ervas que tenho em vasinhos em casa: salsa, tomilho, cebolinha francesa (ou ciboulette) e manjericão. Piquei tudo e misturei com o carré, suco de dois limões, sal e pimenta. 


 Coloquei tudo dentro de um saco plástico fechado e amarrei (adorei essa dica que vi na Tv, pois toda carne entra em contato com os temperos, ao contrário que se você só colocar numa forma ou prato). Deixei a carne de molho nesse tempero uma duas horas mais ou menos.

 Na sequência peguei a panela de ferro e grelhei com um pouquinho de manteiga os pedaços do carré. Coloquei um a um na frigideira, até cobrir o fundo da panela, pois todos pedaços deveriam estar em contato com o fundo da panela para grelhar - nada de fazer em duas camadas. Tem de cuidar para ficar bem ao ponto, nem mal passado nem ressecado.


 Precisei repetir isso 2 ou 3 vezes.  Aí coloquei o carré já pronto em uma forma enquanto grelhava o restante.


 Quando todos estavam grelhados, coloquei todos de volta na panela para dar uma boa aquecida e aí foi montar os pratos. Para acompanhar, fiz um purê de batata com castanha do pará, chutney de manga (posto as receitas ainda essa semana), geléia de limão e gengibre comprada pronta e farofa de manjericão.
Se gostei do carré de cordeiro? Não vejo a hora de fazer novamente, ficou muito bom (o carré era de cordeiro - que é jovem- e não ovelha, não tinha o gosto forte característico). Além disso, a carne de cordeiro absorve muito bem o tempero, então ficou um sabor bem interessante do limão e ervas. E bom apetite!!!



Nenhum comentário: