domingo, 25 de novembro de 2012

Talharim ao camarão e camarão na brasa

Essa foi quase uma receita de família toda, pois quase todo mundo colocou a mão.. Safra de bons camarões em São Paulo em outubro. Minha irmã achou camarões rosa GG na feira e trouxe para fazermos um almoço de domingo daqueles...Eu saí dar uma volta e achei um pé de manjericão lindo e trouxe de presente. 

Minha maninha temperou esses camarões rosa enormes, partidos ao meio no sentido do comprimento, com sal, limão (suco e raspas de limão sciciliano), tomilho-limão (tem um gostinho azedinho que lembra bem o limão mesmo, uma delicia) e vinho branco seco. Meu cunhado colocou eles na brasa por uns dez minutos e ficou uma delícia...
 Para acompanhar, nós duas fizemos um talharim com camarões e lula:
- 1 pacote de talharim de grano duro
- 3 cebolas
- 1 Kg de tomates italianos picadinhos
- alho
- sal e pimenta
- +- 30 folhas de manjericão fresco
- 1/2 Kg de camarões médios
- 2 lulas

Usamos mais ou menos 1/2 Kg de camarão rosa médio, temperamos com sal e pimenta. Cortei duas lulas em rodelinhas (anéis). Refoguei rapidamente os dois juntos em um pouco de azeite e reservei - rapidamente mesmo, o camarão ficou levemente rosado e já retirei para não ficar borrachento. Na mesma panela, refoguei alho, cebola, mais ou menos 1kg de tomates picados e metade das folhas de manjericão. Deixei apurar por uns 20-30 minutos, até que o tomate perdesse sua acidez. Nesse meio tempo cozinhamos em separado um pacote de talharim de grano duro.  Misturamos os camarões e lulas no molho de tomate, e metade das folhas de manjericão. Aí foi colocar esse molho no talharim e servir acompanhado do camarão grelhado... um vinho branco geladinho para acompanhar, uma salada de folhas verdes...hummm...delicioso, verdadeiro banquete.

Nenhum comentário: