domingo, 14 de abril de 2013

Macarrão com queijo e abóbora 2- agora com carne

Eu adorei a receitinha que postei aqui já de macarrão com abóbora. E como toda receita que eu gosto, em seguida eu faço de novo e começo a inventar variações - ou não seria o bicho curioso, né? Pois então, depois de fazer o macarrão com abóbora, achei que precisava de uma carne junto e acabei misturando á receita original um guisadinho de carne moída que tinha na geladeira. Fiz exatamente do mesmo jeito, apenas acrescentando o guisadinho:


Macarrão com queijo e abóbora

 - 2 copos de massa tipo conchinha (eu meço em copo essas massas curtas, essa medida dá para 3 pessoas ou 2 que comam muito)
- 1 ovo
- 1 xícara e meia de leite
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- 1 colher de sopa de licor de amêndoa (amaretto) -é opcional, mas dá um toque especial
- noz moscada, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
- 500g de abóbora (usei moranga cabotiã que comprei já cortada em cubinhos)
- azeite de oliva
- salsinha e manjericão fresco (na receita original ia alecrim, mas como não gosto dessa erva substituí)
- guisadinho de carne moída já pronto (bem sequinho, sem molho, eu coloquei tb umas ervilhas congeladas)

Comece levando ao forno os cubinhos de abóbora regados com azeite de oliva, sal, pimenta e as ervas. Asse uns 15- 20 minutos em fogo alto, até ficar dourado por fora. Vai ficar um pouco al dente, mas a idéia é essa: mais durinho por fora e macio por dentro. A dica é colocar numa assadeira grane, para ficar um bom espaço ente os cubinhos. Eu diria que só isso aqui já dá um ótimo acompanhamento para qualquer refeição.

Reserve então a moranga assada.

Cozinhe o macarrão em água e sal, mas com menos tempo do que manda a embalagem (geralmente manda 8-9 minutos, mas 5-6 já são suficientes). Escorra.

Misture agora os ingredientes do molho: bata rapidamente o ovo, misture o leite, queijo parmesão, sal, noz moscada, pimenta e o amaretto.
Aí é só montar:
Em uma assadeira coloque o macarrão cozido, os cubinhos da abóbora - aqui que incluí o guisadinho  moído já pronto - e cubra com esse molho (sugiro que seja um refratário mais largo porque o bom é que parte do macarrão de cima fique mais sequinho para ficar com uma parte crocante, mas vai do gosto de cada um. Se quiser mais molhadinho use um refratário mais alto que o molho vai cobrir melhor a massa). Pode colocar queijo ralado por cima para gratinar. Aí é levar no forno alto por 10-15 minutos até dourar bem.

E ficou assim o macarrão com abóbora e guisadinho: 

 E aqui o macarrão servido já no prato com uma saladinha de tomate italiano temperado com sal e orégano:


Nenhum comentário: