domingo, 7 de abril de 2013

Ragú com sobras de churrasco

Pensando no bom churrasco de domingo pensei em começar a reativar o blog com essa receita que é uma das minhas preferidas. Acho que às vezes gosto mais das sobras do churrasco do que do churrasco em si (acabo petiscando na função toda e na hora de sentar e comer mesmo, muitas vezes fala espaço para a carne). Em um dos muitos churrascos dominicais sobrou um bom pedaço de vazio magrinho e aí resolvi fazer uma reciclagem inspirada num no Tatu vienense que minha mãe faz e que tem um sabor de confort food para mim (logo que vim morar em Porto Alegre SEMPRE tinha  uma porção congelada, feita pela mãe até eu também aprender como fazer igual - ou quase igual).
A receita é muito simples e pode ser adaptada. Se você não tiver a sobra de churrasco,siga a receita do Tatu vienense.

- +- meio quilo de carne de churrasco (eu sugiro mais magra, eu usei vazio, mas quando tem costela eu tiro bem a gordura visível)
- 1 copo de molho de tomate pronto
- 1 copo de vinho tinto seco
- 1 copo de água
- 1 cebola média picada
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha , se necessário

Coloque na panela de pressão tudo junto (menos a farinha) e deixe cozinhar por mais ou menos 40 minutos depois que abrir pressão (não esqueça de baixar o fogo). Desligue, espere sair a pressão e verifique se a carne pode ser levemente desfiada. Normalmente esse tempo é suficiente, mas se a carne estiver firme volte à pressão por mais 20 minutos. Desfie a carne e coloque novamente na panela para ferver mais um pouco com o molho que se formou. Verifique se o molho está no ponto que deseja (eu gosto mais cremoso). Pode deixar ferver sem abrir pressão agora para apurar um pouco com a tama da panela aberta ou então dissolver a farinha em meio copo de água e misturar no molho mexendo bem até engrossar.
Até aqui não colocamos sal porque como é sobra de churrasco normalmente não tem necessidade. Mas acerte o sal, se necessário.

Ah, se quiser pode deixar apurar bem para fazer sanduíche de carne de panela também.

Eu servi o molho sobre 1/3 de pacote de massa penne de trigo duro cozida conforme instruções do fabricante. Um pouquinho de queijo parmesão ralado por cima e uma pimenta do reino moída na hora dão o toque final e bom apetite!!!

Nenhum comentário: