domingo, 23 de junho de 2013

Branquinho no copinho com cookies

Da série docinhos rapidinhos, fáceis de fazer e lindinhos

Decidimos far uma jantinha aqui em casa meio de última hora e precisava de uma sobremesa rápida, mas queria fazer algo especial (e que não fosse gelado, porque estava muito frio).

- uma lata de leite condensado
- meia caixinha pequena de creme de leite
- 6 bolachas tipo negresco
Fiz uma branquinho (ou brigadeiro branco) no microondas. O tempo varia em cada aparelho, mas para uma lata de leite condensado vai uns 5-6 minutos. Tem de usar um refratário alto e largo porque o leite condensado ferve e vai subindo, tem de parar de minuto em minuto para mexer e não transbordar. Nos minutos finais, parar em menos tempo. Ele sai bem molinho ainda, não se iluda de deixar mais tempo porque aí engrossa e é capaz de virar rapadura. Deixei esfriar um pouco e misturei o creme de leite. Espero esfriar ou estar morninho para montar os copinhos.

Bata no processador ou no liquidificador mesmo 6 bolachas tipo negresco/oreo. Vai virar uma farofinha. Coloque uma colher de farofinha, o branquinho e mais uma colher da farofinha.
A receita rendeu 12 copinhos desse tipo. E dá para congelar sem problemas, se sobrar (vai ser difícil, mas aqui misteriosamente sobrou) ou quiser fazer com certa antecedência para alguma festa.  

Nenhum comentário: