terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bolo de laranja Sucesso e o retorno do blog

Ok, eu sei que o blog esteve abandonado há um ano, mas tenho um bom motivo para isso, essa coisinha linda que amanhã faz quatro meses e transformou enormemente minha vida:

Mas agora aos poucos consigo ir me reorganizando e retomando esse pobre e abandonado blog. E vou começar com uma receita que foi praticamente um desafio. Fui num brunch de uma amiga e ofereceram um bolo de laranja com cobertura de ganache e recehio de doce de leite. Eu não sou lá muito de torta, mas a amiga disse que era muito bom, de uma boleira famosa aqui em POA. Experimentei e a massa do bolo em si lembrou muito um bolo que minha mãe e minha sogra faziam. Pronto, dei a deixa para me desafiarem a fazer um bolo parecido na próxima reunião das amigas. Como não sou de me avexar, topei, mesmo tendo feito torta uma única vez na vida. É muito fácil fazer e foi aprovadíssimo.

Segue a receita então.

Bolo de laranja

1 Laranja inteira sem sementes e picada com casca( lavar bem antes), melhor se for de umbigo
3 ovos
1 xicara chá de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres ( chá) de fermento para bolo (royal)

Bater no liquidificador a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo. Misturar em uma vasinha esse líquido com a farinha e o fermento à mão, aos poucos e misturando sem bater.
Untar a forna e enfarinhar, colocar a massa e levar a forno pré aquecido, deixar por 15 min em fogo alto e depois baixar até que enfiando um palito este saia seco, mais ou menos uns 15 minutos novamente. O meu forno em casa é bem forte, tive de assar os primeiros 15 minutos em forno médio e o restante em forno bem baixinho.
Eu usei uma forma redonda de abrir, mas pode ser qualquer uma.

Esperar o bolo esfriar e desenformar. Cortar ao meio para colocar o recheio. Eu usei meio pote de doce de leite comprado pronto, de uma leve aquecida no microondas para poder ficar mais molinho e fácil de espalhar. Antes de colocar o doce de leite, molhei cada metade do bolo com meia xícara de licor de laranja (eu flambei o licor antes porque ia ter crianças, mas acho que não é necessário pois o alcool evapora e vai bem pouquinho). 

A cobertura é um ganache simples:
- uma barra de 180g de chocolate ao leite (pode ser meio-amargo tb)
- meia caixinha de creme de leite
Derreter o chocolate num refratário no microondas por 2 minutos em potência 7 (se eu usar potência normal o chocolate queima e não derrete, mas isso varia em cada forno). É só misturar o creme de leite e misturar bem.  se endurecer, pode colocar mais um pouquinho no microondas. Aí é só cobrir o bolo. Eu decorei com um pouco de chocolate ralado e raspas de laranja. Ficou muito gostoso mesmo, até eu me surpreendi.

Variações: o bolo fica muito bom puro, sem recheio ou cobertura, Se quiser pode-se fazer uma cobertura simples de açúcar confeiteiro e suco ou licor de laranja ou então um creme de suco de laranja engrossado com um pouquinho de amido de milho, Todas opções ficam bem boas e mais leves do que essa de chocolate e doce de leite. Mas fica bommmm!!!!

Ah, o bolo se chama Sucesso porque uma das amigas resolveu que esse era o melhor nome para o bolo, né Aline? Afinal, a missão foi dada e cumprida com louvor kkk

Um comentário:

Unknown disse...

Bom, não tive ãnimo nem de ler a receita inteira, quem dirá fazer, heheheh, mas amei a participação da Belinha no blog.