sábado, 13 de setembro de 2014

Frango assado com molho de laranja e especiarias

Esses dias estava vendo tlevisão e vi a Rita Lobo, em seu Cozinha Prática, fazendo uma receita de frango com damasco. Achei muito fácil de fazer e me pareceu bem saboroso. Dei minha adaptadinha básica e realmente o sabor e a aparência me surpreenderam. A receita original vocês podem ler aqui.

Na receita original ela sugeria fazer uma geléia de damasco, mas lembrei de uma geléia de laranja caseis que estava na geladeira e resolvi aproveitar.  A minha versão então:

- 6 pedaços de frango (usei coxas e sobrecoxas)
- meia xícara de vinho branco
- 1 xícara de água
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 2 colheres de chá de colorau ou páprica
- 2 colheres de chá de sal
- molho de pimenta a gosto (usei uma colher de sopa de tabasco defumado)
- 4 colheres de sopa de geléia de laranja (ou de damasco)
- 1 cebola cortada em oito pedaços grandes
- 10 damascos secos

Num saco plástico, coloque o frango, a água, vinho, gengibre, sal, colorau, geléia e pimenta. misture bem e deixe descansando se possível por uma hora. Na hora de assar, tire do saco, coloque o frango e toda essa marinada num refratário. Intercale os damascos secos e os pedaços de cebola entre os pedaços de frango. Leve ao forno médio por mais ou menos uma hora, o suficiente para assar e dourar o frango, mas sem deixar secar o caldo completamente. Ao assar, o damasco hidrata e fica macio, quase um purÊ para comer com o frango, O açúcar da geleia ajuda a dourar o frango, fica uma aparência dourada linda e um sabor incrível. Bom apetite!!!

Nenhum comentário: