domingo, 16 de agosto de 2015

Bolo de aveia, maçã, amêndoas e passas

Eu adoro um bolinho caseiro no fim de semana. Ultimamente tenho preferido receitas mais saudáveis, com menos farinha branca e mais integrais, mas também não gosto apenas de farinha integral.

Como gosto de cozinhar, os amigos seguidamente me presenteiam com coisinhas e livros de culinária, o que eu amo. Ganhei há uns anos já um livro de cupcakes com receitas muito diferentes. Resolvi dar uma olhada e achei uma receita que me pareceu muito gostosa: cupcakes de maçã e aveia. Pronto, decidida a receita!!! Adoro receitas que vão frutas na massa, fica um bolo mais úmido. Como o livro é de confeitaria, a receita é toda em gramas e não em medidas comuns, como xícaras, o que me aborrecia muito. Aí meu maridinho me deu uma balança digital de tanto me ouvir reclamar da dificuldade de achar equivalências para fazer as receitas do livro de cupcakes...história longa só para contar que o bolo envolve o carinho de dois presentes...

Ah, eu geralmente prefiro fazer bolo inteiro do que cupcakes, e não tem problema nenhum em fazer isso com receita de cupcakes, altera apenas o tempo de assar. Mas me empolguei tanto com a balança, que esqueci de medir depois para ver quanto equivalia em xícaras...arrumo aqui quando repetir a receita. A receita é facílima, é só misturar na mão e fica um bolo fofinho.

- 80 g de aveia (no livro não diz que tipo, então usei metade farelo de avia e metade aveia laminada)
- 175g (é gramas mesmo, não mL)
- 1 ovo
- 75g de açúcar cristal (meia xícara- na próxima vez vou usar açúcar mascavo)
- 50g de manteiga derretida (usei a mesma medida de óleo de girassol)
- 110g de farinha de trigo (dá uma xícara não muito cheia)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- meia maçã sem casca picada (pequena, umas 60g, usei maçã gala)

Na receita original não ia, mas acrescentei ao final:
- meia xícara de passas de uva
- meia xícara de amêndoa laminada quebradinha

Misture a aveia com o leite frio. À parte misture o ovo, açúcar e óleo batendo à mão mesmo. Junte à mistura de aveia e acrescente a farinha. Misture bem e acrescente o restante dos ingredientes.
Coloquei em uma forma de bolo inglês ou pão (aquela retangular de borda alta), untada com óleo e enfarinhada. Não me dei conta que a receita era pequena e usei uma forma um pouco maior do que deveria, então meu bolo ficou baixinho. Assei por quinze minutos em forno médio e mais quinze em forno bem baixo. Está pronto quando enfiando um palito no bolo, ele sair limpinho. Fica muito gostoso e levinho, uma delícia. A aveia e as amêndoas dão um crocante que contrasta com a massa levinha, vale a pena experimentar. Quem quiser pode polvilhar açúcar e canela por cima, eu acabei não fazendo, mas acho que dá um toque especial.


Nenhum comentário: