quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Papardelle com brócolis

Eu gosto muito de paperdelle. Esses dias fiz um rosbife com pimenta e achei que uma massinha ia acompanhar super bem. Tinha uma maço de brócolis na geladeira pedindo para ser usado e aí lembrei de umas receitas que tinha visto na Tv. Não achei a que eu queria, mas achei uma bem parecida da Rita Lobo, do Cozinha prática do GNt que era mais ou menos como eu queria. Era para ser algo simples de fazer e eu queria cozinhar o brócolis no forno para ficar crocante.

- um maço de brócolis (não é aquele híbrido que parece couve-flor, mas se não achar esse outro, pode ser tb), mas só a parte dos floretes, o talo pode ser usado para outra receita
- 4 dentes de alho descascados
- azeite de oliva
- umas 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- meio pacote de papardelle (+- 200g)

Limpe bem o brócolis deixando de molho na água com um pouco de vinagre. Escorra. Corte os florestes e coloque em uma assadeira. Coloque os dentes de alho cortados em quatro partes (se quiser sabor mais pronunciado de alho, pique miudinho). Regue com um pouco de azeite de oliva (acho que umas duas colheres de sopa). Polvilhe o queijo ralado por cima e leve ao forno médio por uns 8 minutos - não precisa cobrir com papel alumínio. Não vai sal porque o queijo já é salgado. Fica assim:



 À parte cozinhe a massa conforme as instruções do fabricante e escorra bem. Misture o brócolis assado, coloque mais azeite de oliva e queijo ralado a gosto e sirva. Eu particularmente tenho gostado muito de fazer legumes assados, porque o sabor fica muito bom, intensificado, a textura fica crocante e não há perda de nutrientes como quando cozidos na água. Super recomendo. Farei um post com várias dicas de como assar legumes em outro momento. Agora aproveitem a receita e me contem se gostaram. Feita em 20 minutos mas muito saborosa.

Aqui o almoço como foi servido, o papaderdelle com rosbife com pimentas. Delicioso em 40 minutos. 


Nenhum comentário: