sexta-feira, 8 de julho de 2016

Pão integral facílimo de fazer - na batedeira

Outra receita que apareceu no facebook
e me deixou curiosa para fazer logo...um pão integral de liquidificador. Meu liquidificador certamente não aguentaria bater uma massa tão pesada, mas pensei que a batedeira planetária que vem com gancho para massas pesadas daria conta muito bem da adaptação dessa receita.

A receita original prometia um pão fácil de fazer e relativamente rápido, sem necessidade de ser sovado.  Nunca consegui uma boa receita de pão integral, os meus sempre ficaram pesados, e não tenho paciência de sovar muito, então fiquei muito tentada a arriscar.

O resultado: em exatamente uma hora tinha pão fresquinho e semi-integral na casa. Digo semi-integral pois duvidei que receita pudesse dar certo, especialmente que fosse dar uma boa liga, e aí usei metade de farinha branca e metade integral.

Mas vamos à receita:

- 2 copos de farinha integral (usei metade branca e metade integral então, mas quero fazer 100% integral na próxima vez)
- 2 colheres de chá rasas de açúcar
- 2 colheres de chá rasas de sal
- 1 copo de 200mL de água morna
- 1/4 de copo de azeite ou óleo (usei óleo de arroz)
- 1 envelope de fermento biológico seco para pão (de pão mesmo, não é royal)
- 2 colheres de sopa de semente de linhaça

Bati na batedeira metade da farinha, a água, o açúcar, o óleo e o fermento por uns 2 minutos. Coloquei o resto da farinha, bati por uns 5 minutos e depois misturei a linhaça. Fica uma massa firme, mas bem grudenta. Coloquei numa forma para pão pequena, untada e enfarinhada. Cobri com um paninho úmido e deixe descansar por 20 min dentro do forno que pré-aqueci e desliguei, só para ficar quentinho, já que estava um dia bem frio. Depois de 20 minutos o pão já tinha crescido bem. Aí liguei o forno e assei por 20 min em fogo médio e por mais 10 minutos em forno baixo até dourar. Ficou muito, mas muito fofo. Adorei o resultado, pois mesmo no dia seguinte o pão seguia muito fofo e nada pesado ou seco. E sem nada de aditivos artificias como melhorador de pão, como eu usava antes com outras receitas.

Adorei mesmo!!! Agora farei ouras experiências, misturando outras farinhas e fazendo sem farinha branca para ver como fica. E bom apetite!!!



Nenhum comentário: