segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Nhoque de batata doce roxa

Vocês conhecem batata doce roxa? Eu nunca tinha visto ao vivo e ao comentar isso, uma aluna prontamente comentou que tinha achado numa feirinha orgânica aqui em Porto Alegre e que iria me trazer para experimentar. E ainda me deu a receita desse nhoque maravilhoso...Imaginem se o bicho curioso aqui não ia dar um jeito de logo experimentar. A cor fica linda, linda e o sabor nem se fala. Essa batata é bem seca até e vai pouca farinha, bom para quem também está evitando muitos carboidratos.

- batata doce roxa (acho que tinha umas 500g)
- 1 xícara de farinha de trigo (eu usei meia só na verdade)
- 1 ovo
- meia xícara de queijo parmesão ralado
- sal a gosto

Cozinhe a batata roxa com casca por uns 20 minutos com água e sal, até ficar bem macia. Descasque e esmague bem com garfo ou expremedor de batatas. Adicione o ovo, queijo e sal. Vá adicionando a
farinha aos poucos até começar a desgrudar das mãos. Polvilhe uma superfície com farinha (o balcão da pia mesmo), faça os rolinhos e corte os nhoques. Cozinhe na água fervendo e vá retirando-os da penala conforme forem subindo (como vai pouca farinha é super rápido). Esse nhoque fica bem levinho e não fica adocicado, viu?

E o molho?
Como eu queria aproveitar bem o sabor do nhoque, decidi fazer um molho bem simples. Coloquei umas três colheres de manteiga sem sal na frigideira, um pouco de azeite de oliva e um punhado de sálvia, rasgando as folhas. Quando estava bem quente, coloquei os nhoques já cozidos, acertei o sal e coloquei na travessa para servir. Polvilhei um punhado de queijo parmesão por cima e decorei com folhinhas de sálvia. E muito bom apetite!!!!

Nenhum comentário: